
GUIA DEFINITIVO SOBRE CORANTES REATIVOS PARA TIE-DYE
Eu vivi esse momento lindo, contamos com mais de mil e cem expectadores únicos nos dois finais de semana em que nos reunimos ao vivo no Youtube para falar sobre tie-dye usando corantes reativos para material de algodão.
Se você não sabe do que eu estou falando, calma, eu vou explicar!
Poucas pessoas conhecem esse produto, ele não é muito popular, ele não é muito barato mas é de fácil preparação, rendimento e tem um resultado singular se utilizado corretamente, inclusive a seguir você vê a primeira parte dessa maratona de tie-dye no Youtube, são duas horas e meia que vale muito a pena assistir com calma!
Na primeira parte nós preparamos os corantes, de maneira simples e didática, em seguida preparamos a peça para receber o tie-dye.
Anote as dosagens corretas dos corantes reativos Printheo
Para cada 1 potinho de corante utilizamos 1 litro de água fria, pode ser água quente para agilizar a diluição do produto em sua garrafa. Mas a água quente não é obrigatória, ela só auxilia na diluição, tá bom?
Para a preparação da peça utilizamos um banho com altíssima concentração de carbonato de sódio em um recipiente pequeno, para cada 1 litro de água eu gosto de usar 50 gramas de carbonato de sódio. Como essa concentração de carbonato de sódio é muito alta, eu recomendo que você faça uso de luvas durante esse processo, certifique-se de que as peças estão completamente submersas e bem encharcadas, deixe-as descansando.
Depois de pelo menos 1 hora no banho com carbonato de sódio, as peças estarão prontas para receber o corante. Retire-as do recipiente, torça e vamos pra mesa fazer o nosso tie-dye, essa é a hora de deixar a sua criatividade fluir, dobrou, amarrou, tingiu, embalou no saquinho plástico e deixou descansando por 48 horas, agora vamos para a próxima etapa:
Depois de esperar pacientemente pelo processo de fixação dos corantes reativos na peça vamos então remover o plástico, remover os barbantes ou elástico e levar a peça em água corrente.
Como finalizar a peça tie-dye com corantes reativos
O primeiro banho que a peça recebe depois que sai do saquinho plástico tem a intenção de remover todo excesso de tinta, porque a peça ficou encharcada e abafada por durante dois dias, ela está exausta! Nesse momento também é muito importante o uso de luvas de proteção porque as suas mãos vão receber uma carga muito grande de carbonato de sódio que estava na fibra do tecido.
Caso você disponha de uma máquina de lavar em casa, é hora de deixar a camiseta tomar um bom banho, use o sabão de sua preferencia, em seguida pule a fase do molho da máquina de lavar e então deixe ela enxaguar e centrifugar, pode aplicar amaciante também pra finalizar. Caso você não tenha máquina de lavar, então vamos ter um pouco mais de trabalho, essa peça deve ser enxaguada com sabão, depois torcida e levada pro varal, longe do sol por favor, neste segundo caso, não pendure a peça pelo meio ou pelos ombros, sempre pelas extremidades da barra pra que o tie-dye não sofra marcas do fio do varal.
O processo, se feito respeitando a malha adequada, as dosagens de produto e tempo de descanso não tem como dar errado. Eu já fiz muito tie-dye errado até chegar nessas receitas, sobre as dobras, é sempre bom praticar mais e mais a fim de criar a sua própria personalidade, boa experiencia!